Releitura de um projeto





Quem acompanha o blog, no começo do ano fiz um trabalho de tipografia que tinha as ligaturas da tipografia, como o conceito do cartaz. Acontece que algum tempo se passou,e quando olho para trás,vejo que o conceito empregado é fraco, já que o “desunidas” não se relaciona nem um pouco com o projeto. Como agora finalmente estou de férias (depois da grande tortura do integrador! rs) arranjei um tempo para refazer o cartaz do zero, estudando um pouco mais o conceito para melhor aplicá-lo.
Para quem não sabe, ligaturas são quando duas ou mais letras são desenhadas em apenas um caracter, agilizando a escrita das mesmas. Usada muito pelos escribas medievais, essa técnica aumentava consideravelmente a velocidade da escrita, combinando caracteres e inserindo siglas (o @ mesmo foi fruto dessa época). Utilizado também pelas prensas móveis, o uso das ligaturas só foi cair com o uso de texto composto por máquinas na década de 1950, utilizando tipos sem serifa. Atualmente é usada mais por questões estéticas, já que tem um tempinho que as prensas caíram em desuso! ;~)
E foi nesse conceito que apliquei o novo cartaz; dessa vez usei da ironia para ilustrar o que poderia ser óbvio, o já então aplicado anteriormente. A palavra “ligaturas” foi escrita normalmente, sem o menor uso do seu significado,enquanto “desunidas” é apresentada em apenas um caracter. Espero que gostem!


***
Ah, nesse feriado estarei ausente do blog, para poder beber até cair, comer até vomitar poder curtir o feriado com a família! Boas festas para todos!

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Design de Fachada | by João Gabriel