Redesign da 99,5fm

Boa tarrrde!
 Hoje vou começar uma seção nova no blog, a de “Designs Perigosos”. Nela serão postadas artigos de redesigns, layouts e criação de identidades visuais que nem sempre condizem com o público-alvo, ou simplesmente, como no caso que irei apresentar hoje, não se relacionam com a marca original.
Nascida em 1996 originalmente como Rádio Serra Dourada FM, a emissora tinha uma programação bastante eclética, o que lhe rendeu o segundo lugar na audiência. No ano de 2000 com a intenção de liderar o segmento, a rádio optou por tocar mais músicas sertanejas e populares, mudando drasticamente seu foco, agora o de liderança. E para demonstrar isso, o nome juntamente com toda identidade visual da rádio foi alterada, agora sendo a 99,5fm.
Logotipo criado para a emissora
Não consegui descobrir a agência que criou o logotipo, logo não sei o que pedia o briefing, mas acredito que um dos requisitos era associar a marca com uma postura jovem e inovadora, sem perder o foco do público – alvo, que seriam as classes mais baixas.
O logotipo atingiu o objetivo? Creio que sim, mesmo o resultado não tendo sido o mais esteticamente bonito.
 
Exemplo de um banner criado para a rádio

 
Mas aí que mora o perigo: recriar uma marca apenas pela estética.
Há uns dias atrás me deparei com um outdoor que estampava a nova marca da rádio; obviamente mais bonita, e mais “clean”, porém com um defeito, a total dissociação do logo antigo. Minha primeira impressão era de uma nova rádio, possivelmente de uma outra cidade, já que a marca aparecia apenas como patrocínio.
Mas com o tempo percebi que o redesign havia sido feito, e que a marca continuava a mesma.
 
Novo logotipo
 

Com a nova identidade visual em vigor, que está mais para um público – alvo de classes A e B, o reconhecimento com a antiga marca, já consolidada no mercado goiano, se torna quase nulo. Sendo que  o foco e o conceito da rádio continua o mesmo, não consigo compreender uma mudança tão drástica na marca. Fico imaginando se é essa a proposta do redesign da 99, a de confundir seu público.

Site com a aplicação da nova marca
Se isso irá afetar a audiência, que por conseqüência seu faturamento, só o tempo dirá...

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O novo logotipo com certeza está mais bonito, além de mais "clean" como disse acima, porém o design não  é simplesmente fazer coisas visualmente agradáveis, e sim funcionais. Pegando exemplos de grandes marcas como Ricardo Eletro, Casas Bahia, Novo Mundo, você notará que sua identidade visual não é a das mais bonitas (eu particularmente acho horrível!) mas são mais do que bem resolvidas.

3 comentários:

Guilherme disse...

O único motivo ( evidente ) era mudar esse logotipo verdadeiramente ESCROTO. O novo logotipo
mudou, para melhor, mais riquezas de detalhes, não descaracterizou tanto, manteve as cores quentes e é possível fazer uma ligação entre elas.
Mas a verdade é que depois que começou a tocar sertanjeo 'demais' essa rádio ficou uma MERDA. Uma pena.

João disse...

Acho que o único aspecto que talvez possa ajudar a fazer uma ligação da marca antiga com o novo logo seria a cor vermelha. Mas o logotipo descaracterizou tanto que o reconhecimento da marca se torna dificultado. Ainda mais para seu público-alvo. Para mim o logotipo poderia ser usado caso a programação mudasse,e obviamente seu público,mas nada mudou,somente sua marca.

redecol disse...

Esse novo logo ficou realmente muito mais bonito e moderno, na minha opinião o que o público mais se identifica é a marca 99,5, poderia ser um logo da cor verde, branca, preta ou amarela, tendo a marca 99,5 Fm o público sabe do que se trata.
Parabéns pelo blog.

Clodoaldo

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